Com grande alegria, fé e devoção, celebramos a novena e festa de Nossa Senhora Aparecida, na região do Zaíra, em Mauá, popularmente conhecida como Aparecidinha. Sendo a Padroeira de nossa paróquia, a devoção a Nossa Senhora Aparecida se faz presença viva na vida de muitos fiéis desta “cidade elevada”.
Esses dias foram um tempo de muita união e participação. Tendo um caráter paroquial, durante toda a preparação da novena e festa pudemos testemunhar a união e o compromisso das pastorais e movimentos, a alegria daqueles que doam seus esforços para que a festa da Mãe de Deus e nossa Mãe seja bem celebrada.
Ao longo da novena, testemunhamos o bonito gesto da fé comprometida dos fiéis. Em todas as noites, grande foi a quantidade doada de alimentos e vestimentas como gesto concreto, em favor dos irmãos e irmãs mais necessitados. A sensibilidade para com Nossa Senhora também teve seu espaço. Muitas foram as flores ofertadas à Rainha e Padroeira do Brasil em todas as celebrações.
No decorrer da novena, contamos com a presença de diversos missionários redentoristas, que presidiram a novena e deram testemunho de sua fé à Nossa Senhora Aparecida. Por ser uma paróquia que contribui diretamente com a formação dos junioristas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, através da dimensão pastoral, vale realçar todo o empenho que eles tiveram na preparação e realização deste tempo festivo.
Ao longo do domingo, 12 de outubro, o dia festivo, foram celebradas seis missas. Em todas as celebrações, contamos com um número grande de fiéis devotos de Nossa Senhora Aparecida. Uma das celebrações eucarísticas foi toda preparada com atenção especial às crianças.
Ao final da tarde, uma bela procissão se dirigiu até a igreja matriz, onde se deu a celebração da missa de encerramento da festa de nossa padroeira. A celebração foi presidida por nosso bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipolinni, que na mesma data rendeu graças a Deus pelos 15 anos de sua ordenação episcopal.
Ao longo da novena, a paróquia se movimentou também com a parte social de nossa festa, com a venda de comes e bebes. Durante todo o domingo, dia 12, o salão paroquial foi espaço de encontro, convivência, comida e música boa. Assim, celebramos com louvor a nossa festa.
O povo de Mauá é um povo bom, um povo de fé, um povo que encontra em Nossa Senhora Aparecida a esperança para os momentos difíceis de suas vidas. Aprendamos sempre com eles a manter viva em nós a chama da fé.
Pe. Caio Oliveira, C.Ss.R.
Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Mauá (SP).
