A Prefeitura de Mauá encerra as comemorações em homenagem às mulheres com uma série de eventos em equipamentos municipais localizados em vários bairros de Mauá, com atividades conjuntas da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. As atividades de comemoração reuniram centenas de mulheres em vulnerabilidade social e beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. Nesta última semana, as participantes são moradoras nos jardins Feital, Oratório, Parque das Américas, Elizabeth, Itapeva, Macuco e Vila Magini.
Durante o evento realizado na manhã desta quarta-feira (26/03), no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Macuco, no Jardim Zaíra, cerca de 50 mulheres e meninas participaram da atividade, que teve a presença das secretárias Fernanda Oliveira, de Assistência Social, e Cida Maia, de Políticas Públicas para Mulheres.
No evento, as participantes, que integram o Programa Dignidade Menstrual, receberam absorventes higiênicos gratuitos fornecidos pelo Ministério da Saúde e entregues pela Prefeitura. Na parte lúdica da ação, alunas de Balé, uma das modalidades das Oficinas Culturais de Mauá, fizeram uma apresentação de abertura.
Fernanda Oliveira explicou para as participantes que “as mulheres devem estar unidas e fortalecer a rede, buscar conhecimento sobre como cuidar da saúde, por exemplo, incentivando a vacinação contra o vírus HPV, que previne contra o câncer de colo de útero”. A secretária efetuou a entrega dos absorventes higiênicos para as beneficiadas e ainda falou de diversos serviços prestados pela Assistência Social. Já Cida Maia falou da “importância das mulheres estarem informadas sobre as redes de proteção contra as violências e saberem como se ajudarem na prevenção” e como indicar os locais de atendimento às vítimas. A secretária destaca que, em uma emergência, podem ligar para 153, da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, ou 190, da Polícia Militar.
Na programação de encerramento da homenagens às mulheres, ainda estão previstas palestras e uma aula pública na próxima sexta-feira (28/03), às 14h, na Escola Municipal Patrícia Martinelli, no Jardim Elizabeth, sobre o Sistema Único de Atendimento às Mulheres de Mauá, o Suamm, sobre os impactos na segurança das moradoras da cidade.