Em momento simbólico e marcado por emoção, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, assinou nesta sexta-feira (14/11), nas dependências do Hospital de Câncer Padre Anchieta, a Lei Municipal nº 7.510/2025, que autoriza a visita de animais de estimação a tutores internados em hospitais da cidade, sejam públicos ou privados. A iniciativa foi sancionada pelo chefe do Executivo sob o conceito de humanizar o período de internação e colaborar com a recuperação do paciente.
O evento, realizado no fim da tarde, contou com a presença de autoridades, como a vice-prefeita Jessica Cormick, secretários e vereadores, funcionários do hospital, população em geral e diversos pets. A nova lei, que passa a vigorar em São Bernardo, permite que cães e gatos ingressem em unidades hospitalares para visitas previamente agendadas, desde que atendam critérios de segurança definidos pelas instituições. Outras espécies poderão ser autorizadas mediante avaliação médica, considerando o quadro clínico do paciente.
“Me tratei de um câncer de mama neste hospital. Recebi a visita dos cães da ONG que traz cães e gatos para visitar os pacientes, e me sinto até emocionada porque sei que a partir de agora as pessoas vão receber a visita, o carinho, a lambida dos seus pets, que são tudo nas nossas vidas”, afirmou a empresária Francisca Josilene de Amorim, a Josy, na companhia dos seus cachorrinhos, Nina e Luke Miguel. “Só tenho a agradecer”, destacou Josy.
O prefeito Marcelo Lima lembrou o tempo em que acompanhou a internação do seu pai, João Lima, que faleceu de Covid-19 em 2020, mencionando o quanto a visita dos dois cachorros de estimação ajudou a enfrentar a doença. “Tenho convicção que essa visita traz alegria, traz amor e alivia um pouco a saudade, tanto daquele que está no hospital, do paciente que está internado, mas também deles que estão em casa, seja nosso cachorrinho ou gatinho, que também tem saudades. Então, ao mesmo tempo que a gente está cuidando dos pets, nós também estamos cuidando do paciente. Isso é governar para todos”, frisou.
