Ribeirão Pires recebe neste fim de semana programação especial voltada à dança contemporânea, cultura popular e expressões artísticas diversas. O evento, promovido pelo Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires, acontecerá no Anfiteatro Municipal e no Paço Municipal, que integra a programação do Festival do Chocolate, com oficinas e espetáculos gratuitos e abertos ao público.
No sábado (9), o Anfiteatro Municipal de Ribeirão Pires (Diamantino de Oliveira, 218 – Centro) – será o espaço de três oficinas que abordam diferentes linguagens da dança. A primeira atividade será das 13h às 15h, com a Oficina “Dança contemporânea em 4 Tópicos”, ministrada por Jaqueline Batista, de Diadema (SP), e voltada para adolescentes de 13 a 17 anos. A oficina explora técnicas de alongamento, rolamento, musicalidade e expressão corporal por meio do improviso.
Das 15h às 17h, o espaço recebe a Oficina “Memórias Corporais: Dança entre Tempos”, com Vera Cristina Athayde, de São Paulo (SP). Indicada para o público adulto, especialmente pessoas com 50, 60 anos ou mais, a proposta é resgatar memórias por meio das manifestações corporais inspiradas nas festividades populares brasileiras.
Encerrando as oficinas do sábado, das 17h30 às 19h30, a artista Samira Marana apresenta a Oficina “Gumboot Dance: do Corpo, o Som”, voltada ao público a partir dos 10 anos. A técnica sul-africana, nascida nas minas de Johannesburgo, será trabalhada com foco em movimentos rítmicos, palmas e batidas corporais.
Ainda no sábado, às 20h, o grupo Nosso Acervo, de Santo André (SP), sobe ao palco do Anfiteatro Municipal com o espetáculo “Metro Quadrado”, que traz a história de um casal em tentativa de reconciliação, marcada por disputas emocionais e pela busca da razão. A apresentação é livre para todos os públicos.
Já no domingo (10), a programação se estende ao Paço Municipal da cidade (Rua Miguel Prisco, 288 – Centro), com o espetáculo “HA!”, do grupo Artilharia Cênica, de Belo Horizonte (MG). A apresentação começa às 16h30 e narra o sonho de uma criança que, após noites em claro no celular, adormece profundamente e é levada por seres misteriosos a um universo de fantasia e reflexão.