Entre sexta-feira (15/08) e domingo (17/08), a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, dentro da Operação Dorme Bem, realizou a dispersão de 850 pessoas em dois bailes funks na cidade, com o apoio da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), especializada da corporação, além de efetivar outros 259 atendimentos, fortalecendo as ações de segurança.
A Romu foi acionada por moradores para conter um baile funk na Rua Alberto Benecasa, no Jardim Limpão, região do Ferrazópolis. No local, havia 400 pessoas aglomeradas, carros com som alto e motocicletas circulando de forma perigosa e irregular. Ao perceberem a chegada das viaturas, parte do grupo arremessou pedras e garrafas contra os agentes, obrigando o uso de munição química para dispersar a multidão e desobstruir a via. Na ação, cinco motocicletas e um veículo foram recolhidos.
Em outra ocorrência, na Rua Jerônimo Moratti, no Jardim Detroit, região do bairro dos Casa, outras 450 pessoas foram dispersadas nas imediações de um bar, interditado por descumprimento das normas municipais. Ao todo, foram registrados 117 casos de desordem e perturbação.
“Nosso trabalho é feito com base no diálogo e na escuta ativa. A Operação Dorme Bem é uma resposta direta às preocupações dos moradores com o excesso de barulho e a desordem”, ressaltou o comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos.
Além da manutenção da ordem pública, a ação resultou na prisão de um foragido da justiça e no atendimento de 22 ocorrências envolvendo mulheres vítimas de violência doméstica. Um caso de estupro também foi registrado e está sob investigação.