Close Menu
    Últimas notícias

    Prefeitura de Ribeirão Pires renova frota para coleta de resíduos com cinco novos caminhões

    10 de junho de 2026

    Mauá ganha nova sinalização turística para facilitar acesso aos principais atrativos da cidade

    10 de junho de 2026

    Polícia Militar prende traficante e captura procurado da justiça durante ação de Força Tática em Mauá

    10 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram TikTok
    Sobre ABC
    • Home
    • Notícias

      Prefeitura de Ribeirão Pires renova frota para coleta de resíduos com cinco novos caminhões

      10 de junho de 2026

      Mauá ganha nova sinalização turística para facilitar acesso aos principais atrativos da cidade

      10 de junho de 2026

      Polícia Militar prende traficante e captura procurado da justiça durante ação de Força Tática em Mauá

      10 de junho de 2026

      Procon Santo André realiza 2° mutirão de renegociação de dívidas

      8 de junho de 2026

      Financiamentos do BNDES para empresas de Santo André triplicam e chegam a R$ 152 milhões

      8 de junho de 2026
    • Política

      Solicitação de Fuzari, revitalização da Prainha do Riacho será conquista para São Bernardo e ABC, prevista para fim de 2027

      2 de junho de 2026

      Em São Bernardo, vereador Julinho Fuzari celebra conquista de requalificação da Av. Robert Kennedy

      21 de maio de 2026

      Julinho Fuzari destaca adesão de moradores de São Bernardo à coleta seletiva em início da implantação de ecoponto no Jordanópolis

      4 de maio de 2026

      Ao lado de Marcelo Lima, Fran Silva celebra chegada de asfalto novo ao Jardim Satélite, região do Cooperativa

      4 de maio de 2026

      Com foco em fortalecer potencial logístico de São Bernardo, vereador Ivan Silva trabalha por valorização de motoristas de caminhão

      1 de maio de 2026
    • Esportes

      Corre com a Gente Noturno acontece neste sábado (6/6), em Diadema

      4 de junho de 2026

      Invicta, equipe de São Bernardo conquista Copa Sudeste de handebol infantil

      3 de junho de 2026

      Copa do Brasil Feminina: STJD anula jogo entre Mauaense e Itacoatiara e determina nova partida

      24 de maio de 2026

      Atleta de Ribeirão Pires conquista 1º lugar em seletiva da Capital em atletismo Sub-14 no JEESP

      19 de maio de 2026

      Mestre Fernando Ripoli conquista bronze no Pan-Americano e coloca Ribeirão Pires entre os destaques do ParaTaekwondo nas Américas

      19 de maio de 2026
    • Entretenimento

      Fogueira e show sertanejo embalam segunda noite do 3º Encontro de Motorhomes em Ribeirão Pires

      8 de junho de 2026

      Rock This Town transforma Ribeirão Pires em palco da cultura rockabilly

      24 de maio de 2026

      Parque da Juventude de Mauá recebe 2º Rock Fest neste sábado com entrada gratuita

      22 de maio de 2026

      Rockabilly e cultura vintage movimentam Ribeirão Pires no 4º Rock This Town neste fim de semana

      19 de maio de 2026

      Curso de cinema para surdos abre inscrições em Santo André

      11 de maio de 2026
    • Saúde

      Marcelo Oliveira celebra conquista regional com inauguração de base do SAMU em Rio Grande da Serra

      1 de junho de 2026

      Dia D de Vacinação imuniza mais de 7 mil pessoas*

      25 de maio de 2026

      Oito UBSs de Diadema já disponibilizam contraceptivo de longa duração

      18 de maio de 2026

      Prefeitura de Ribeirão Pires leva vacinação contra Influenza para instituições de longa permanência

      6 de maio de 2026
    • Contato
    Sobre ABC
    Início » Representantes do governo federal conhecem programas de segurança alimentar de Diadema

    Representantes do governo federal conhecem programas de segurança alimentar de Diadema

    RedaçãoPor Redação8 de maio de 2026Nenhum comentário4 Mins Leitura
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Email
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Email

    Diadema aderiu ao Programa Estratégia Nacional Alimenta Cidades, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e por isso recebeu, nos dias 5 e 6 de maio, representantes do MDS para uma visita técnica na cidade. O objetivo foi conhecer programas que o município realiza na área de segurança alimentar.

    Samara Agda dos Santos, do Instituto Comida do Amanhã, entidade parceira do MDS na realização do Alimenta Cidades, e Cristiana Marinho Maymone, consultora do Ministério de Desenvolvimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), foram recebidas pelo secretário municipal de Planejamento, Gestão, Tecnologia, Inovação e Segurança Alimentar (Seplage), Bruno Gabriel, e pelo diretor de Planejamento, Mário Afonso.

    Antes da visita aos locais onde acontecem as atividades de Segurança Alimentar (SAN) implementados pelo município, as técnicas do governo federal participaram de reunião ampliada no Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema (Cresand), com profissionais da Prefeitura que atuam na área alimentar. Durante o encontro foram avaliadas as ações já estabelecidas em outras etapas do Alimenta Cidades Diadema, assim como formas de implementá-las.

    Diadema aderiu ao Estratégia Nacional Alimenta Cidades em agosto de 2025 e o objetivo da iniciativa federal é ampliar a produção, o acesso e consumo de alimentos saudáveis em áreas urbanas, com foco em periferias e populações vulneráveis.

    Programas de SAN de Diadema –Entre os programas apresentados estão a formação agroecológica que capacita moradores para cuidar das hortas públicas da cidade; o trabalho de divulgação das políticas públicas municipais por meio das feiras-livres, assim como a atividade de educação alimentar que ocorre na rede de ensino do município. A reunião contou também com as participações de integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema (Consead) e da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema (Caisan).

    “As atividades de educação alimentar realizadas nas escolas, são feitas em conjunto com a Secretaria de Educação, assim como outras ações de conscientização sobre alimentação saudável ocorrem com moradores que utilizam as nossas UBSs e aí a parceria é com a Secretária de Saúde. Tem ainda, entre outras, os cadastrados no CadÚnico, via Secretaria de Assistência Social, que são assistidos pelo Banco Municipal de Alimento”, explica Bruno Gabriel.

    Conhecendo os programas – Terminada a reunião no Cresand, começaram as visitas no território para as técnicas conhecerem programas na área de SAN em Diadema são realizados e como eles envolvem diretamente a população. 

    Elas almoçaram no Restaurante Popular João Carlos Alves, no Campanário, onde centenas de munícipes também comem diariamente, pagando R$ 2,00 a almoço. Em seguida, estiveram na Emeb Marieta de Freitas Martins, na Vila Ida, onde alunos do Ensino Fundamental, entre 6 e 10 anos, participaram da atividade de educação alimentar e nutricional “Dez Passo e Leitura de Rótulos”. 

    A escola é uma das 35 unidades educacionais do município que conta com uma horta. No mesmo local, alunos e visitantes receberam mais informações sobre o plantio agroecológico e consumo consciente. 

    Outro ponto de visita foi Rede Cultural Beija-Flor – unidade Vila Joaninha – onde nutricionistas do projeto municipal Cozinha Criativa realizaram, em parceria com a ONG, a oficina “Esfiha de PANC”, para estudantes e mulheres daquela comunidade. 

    No segundo dia de visita técnica foram conhecer outras três ações de segurança alimentar e nutricional realizadas pela Prefeitura de Diadema. A primeira, em Piraporinha, para assistir a Roda de Conversa sobre alimentação saudável.

     Realizada em cooperação com a secretaria municipal de Esporte e Lazer, via o Programa Caminhando Bem, além de informações alimentares, a atividade oferece a prática de exercícios físicos e caminhadas coletivas, em parques e praças da cidade. Em seguida, alunos do Caminhando Bem e visitantes foram a pé até a horta comunitária Padre Anchieta para conversar com os agricultores urbanos.

    Da horta seguiram para a feira-livre da Vila Nogueira para conhecer o “Vem pra Feira”, ação intersecretarial que divulga e leva serviços públicos até a população das áreas da saúde, assistência social e segurança alimentar. O tour de visita encerrou com um almoço no restaurante municipal Papa Francisco, no Jardim Marilene.

    Por Iara Santos Luz 

    Fotos Mauro Pedroso / Fotos Divulgação PMD

    Compartilhar. Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Email
    Redação
    Redação

    Notícia em tempo real e com credibilidade.

    Postagens Relacionadas

    Prefeitura de Ribeirão Pires renova frota para coleta de resíduos com cinco novos caminhões

    10 de junho de 2026

    Mauá ganha nova sinalização turística para facilitar acesso aos principais atrativos da cidade

    10 de junho de 2026

    Polícia Militar prende traficante e captura procurado da justiça durante ação de Força Tática em Mauá

    10 de junho de 2026
    Não perca

    Alvorada e Vila Sueli fazem final do Amador de Ribeirão Pires neste domingo (25)

    Esportes 23 de maio de 2025

    Alvorada e Vila Sueli estão na grande final do Campeonato Ribeirãopirense de Futebol Amador de…

    GCM de Mauá ministra treinamento para Guarda Municipal de Várzea Paulista

    21 de março de 2025

    Saúde lança o primeiro Edital de 2024 para seleção de profissionais médicos para a rede de Mauá

    14 de janeiro de 2024

    Pinacoteca de Ribeirão Pires abre exposição com oficinas gratuitas de arte gráfica

    16 de setembro de 2025
    Siga-nos
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    • TikTok
    Últimas Notícias

    Prefeitura de Ribeirão Pires renova frota para coleta de resíduos com cinco novos caminhões

    10 de junho de 2026

    Mauá ganha nova sinalização turística para facilitar acesso aos principais atrativos da cidade

    10 de junho de 2026

    Polícia Militar prende traficante e captura procurado da justiça durante ação de Força Tática em Mauá

    10 de junho de 2026

    Procon Santo André realiza 2° mutirão de renegociação de dívidas

    8 de junho de 2026
    Últimas notícias

    Prefeitura de Ribeirão Pires renova frota para coleta de resíduos com cinco novos caminhões

    10 de junho de 2026

    Mauá ganha nova sinalização turística para facilitar acesso aos principais atrativos da cidade

    10 de junho de 2026

    Polícia Militar prende traficante e captura procurado da justiça durante ação de Força Tática em Mauá

    10 de junho de 2026
    Siga-nos
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    • TikTok
    © 2026 Sobre ABC. Desenvolvido por Tooncadilhos.
    • Notícias
    • Política
    • Esportes
    • Entretenimento
    • Vídeos
    • Contato

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.