Close Menu
    Últimas notícias

    UBS de Mauá é revitalizada garante mais acessibilidade, conforto e qualidade no atendimento

    24 de junho de 2026

    Braskem realiza primeira edição de 2026 do Plastitroque no Parque São Rafael com parceria inédita da Ecolab

    23 de junho de 2026

    Diadema cria comissão intersetorial para acompanhar o Plano Municipal pela Primeira Infância

    23 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram TikTok
    Sobre ABC
    • Home
    • Notícias

      Braskem realiza primeira edição de 2026 do Plastitroque no Parque São Rafael com parceria inédita da Ecolab

      23 de junho de 2026

      Diadema cria comissão intersetorial para acompanhar o Plano Municipal pela Primeira Infância

      23 de junho de 2026

      Em ação integrada, GCM Ambiental de São Bernardo resgata capivara na região do Rudge Ramos

      22 de junho de 2026

      Tarifa Zero em São Caetano passará a valer apenas para moradores da cidade

      19 de junho de 2026

      Santo André realiza operação integrada de segurança e entrega duas viaturas da Patrulha

      18 de junho de 2026
    • Política

      Com raiz na periferia de São Bernardo, vereador Ivan Silva destaca ‘cepeamento’ da Vila Moraes e Cruzeiro do Sul para avanço de políticas habitacionais

      18 de junho de 2026

      Solicitação de Fuzari, revitalização da Prainha do Riacho será conquista para São Bernardo e ABC, prevista para fim de 2027

      2 de junho de 2026

      Em São Bernardo, vereador Julinho Fuzari celebra conquista de requalificação da Av. Robert Kennedy

      21 de maio de 2026

      Julinho Fuzari destaca adesão de moradores de São Bernardo à coleta seletiva em início da implantação de ecoponto no Jordanópolis

      4 de maio de 2026

      Ao lado de Marcelo Lima, Fran Silva celebra chegada de asfalto novo ao Jardim Satélite, região do Cooperativa

      4 de maio de 2026
    • Esportes

      Telão no centro de Diadema vai transmitir Brasil x Haiti, na sexta (19/6)

      18 de junho de 2026

      Prefeito Marcelo Oliveira recebe jovem mauaense que entrou com as seleções na Copa do Mundo

      18 de junho de 2026

      2º Trilhão de Ribeirão Pires reúne motociclistas e e-bikes em celebração ao Dia Municipal do Trilheiro

      18 de junho de 2026

      Toth Run reúne mais de mil participantes em Ribeirão Pires

      15 de junho de 2026

      Arena Chicão recebe rodada do Paulista de Basquete em primeiro grande teste

      12 de junho de 2026
    • Entretenimento

      Com maior público da festa, Péricles agita terceira noite do Arraiá do Paço de São Bernardo

      22 de junho de 2026

      Fogueira e show sertanejo embalam segunda noite do 3º Encontro de Motorhomes em Ribeirão Pires

      8 de junho de 2026

      Rock This Town transforma Ribeirão Pires em palco da cultura rockabilly

      24 de maio de 2026

      Parque da Juventude de Mauá recebe 2º Rock Fest neste sábado com entrada gratuita

      22 de maio de 2026

      Rockabilly e cultura vintage movimentam Ribeirão Pires no 4º Rock This Town neste fim de semana

      19 de maio de 2026
    • Saúde

      UBS de Mauá é revitalizada garante mais acessibilidade, conforto e qualidade no atendimento

      24 de junho de 2026

      Mauá aplica mais de 3,6 mil vacinas durante mobilização deste sábado

      22 de junho de 2026

      Hospital Nardini reúne equipes no 2º Arraial da Segurança do Paciente e fortalece cultura do cuidado seguro

      15 de junho de 2026

      Marcelo Oliveira celebra conquista regional com inauguração de base do SAMU em Rio Grande da Serra

      1 de junho de 2026

      Dia D de Vacinação imuniza mais de 7 mil pessoas*

      25 de maio de 2026
    • Contato
    Sobre ABC
    Início » Representantes do governo federal conhecem programas de segurança alimentar de Diadema

    Representantes do governo federal conhecem programas de segurança alimentar de Diadema

    RedaçãoPor Redação8 de maio de 2026Nenhum comentário4 Mins Leitura
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Email
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Email

    Diadema aderiu ao Programa Estratégia Nacional Alimenta Cidades, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e por isso recebeu, nos dias 5 e 6 de maio, representantes do MDS para uma visita técnica na cidade. O objetivo foi conhecer programas que o município realiza na área de segurança alimentar.

    Samara Agda dos Santos, do Instituto Comida do Amanhã, entidade parceira do MDS na realização do Alimenta Cidades, e Cristiana Marinho Maymone, consultora do Ministério de Desenvolvimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), foram recebidas pelo secretário municipal de Planejamento, Gestão, Tecnologia, Inovação e Segurança Alimentar (Seplage), Bruno Gabriel, e pelo diretor de Planejamento, Mário Afonso.

    Antes da visita aos locais onde acontecem as atividades de Segurança Alimentar (SAN) implementados pelo município, as técnicas do governo federal participaram de reunião ampliada no Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema (Cresand), com profissionais da Prefeitura que atuam na área alimentar. Durante o encontro foram avaliadas as ações já estabelecidas em outras etapas do Alimenta Cidades Diadema, assim como formas de implementá-las.

    Diadema aderiu ao Estratégia Nacional Alimenta Cidades em agosto de 2025 e o objetivo da iniciativa federal é ampliar a produção, o acesso e consumo de alimentos saudáveis em áreas urbanas, com foco em periferias e populações vulneráveis.

    Programas de SAN de Diadema –Entre os programas apresentados estão a formação agroecológica que capacita moradores para cuidar das hortas públicas da cidade; o trabalho de divulgação das políticas públicas municipais por meio das feiras-livres, assim como a atividade de educação alimentar que ocorre na rede de ensino do município. A reunião contou também com as participações de integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema (Consead) e da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema (Caisan).

    “As atividades de educação alimentar realizadas nas escolas, são feitas em conjunto com a Secretaria de Educação, assim como outras ações de conscientização sobre alimentação saudável ocorrem com moradores que utilizam as nossas UBSs e aí a parceria é com a Secretária de Saúde. Tem ainda, entre outras, os cadastrados no CadÚnico, via Secretaria de Assistência Social, que são assistidos pelo Banco Municipal de Alimento”, explica Bruno Gabriel.

    Conhecendo os programas – Terminada a reunião no Cresand, começaram as visitas no território para as técnicas conhecerem programas na área de SAN em Diadema são realizados e como eles envolvem diretamente a população. 

    Elas almoçaram no Restaurante Popular João Carlos Alves, no Campanário, onde centenas de munícipes também comem diariamente, pagando R$ 2,00 a almoço. Em seguida, estiveram na Emeb Marieta de Freitas Martins, na Vila Ida, onde alunos do Ensino Fundamental, entre 6 e 10 anos, participaram da atividade de educação alimentar e nutricional “Dez Passo e Leitura de Rótulos”. 

    A escola é uma das 35 unidades educacionais do município que conta com uma horta. No mesmo local, alunos e visitantes receberam mais informações sobre o plantio agroecológico e consumo consciente. 

    Outro ponto de visita foi Rede Cultural Beija-Flor – unidade Vila Joaninha – onde nutricionistas do projeto municipal Cozinha Criativa realizaram, em parceria com a ONG, a oficina “Esfiha de PANC”, para estudantes e mulheres daquela comunidade. 

    No segundo dia de visita técnica foram conhecer outras três ações de segurança alimentar e nutricional realizadas pela Prefeitura de Diadema. A primeira, em Piraporinha, para assistir a Roda de Conversa sobre alimentação saudável.

     Realizada em cooperação com a secretaria municipal de Esporte e Lazer, via o Programa Caminhando Bem, além de informações alimentares, a atividade oferece a prática de exercícios físicos e caminhadas coletivas, em parques e praças da cidade. Em seguida, alunos do Caminhando Bem e visitantes foram a pé até a horta comunitária Padre Anchieta para conversar com os agricultores urbanos.

    Da horta seguiram para a feira-livre da Vila Nogueira para conhecer o “Vem pra Feira”, ação intersecretarial que divulga e leva serviços públicos até a população das áreas da saúde, assistência social e segurança alimentar. O tour de visita encerrou com um almoço no restaurante municipal Papa Francisco, no Jardim Marilene.

    Por Iara Santos Luz 

    Fotos Mauro Pedroso / Fotos Divulgação PMD

    Compartilhar. Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Email
    Redação
    Redação

    Notícia em tempo real e com credibilidade.

    Postagens Relacionadas

    Braskem realiza primeira edição de 2026 do Plastitroque no Parque São Rafael com parceria inédita da Ecolab

    23 de junho de 2026

    Diadema cria comissão intersetorial para acompanhar o Plano Municipal pela Primeira Infância

    23 de junho de 2026

    Em ação integrada, GCM Ambiental de São Bernardo resgata capivara na região do Rudge Ramos

    22 de junho de 2026
    Não perca

    Defesa Civil de Mauá antecipa Operação Chuvas de Verão 2024/2025

    Notícias 11 de novembro de 2024

    Objetivo é prevenir ocorrências devido a intensidade do volume nas precipitações Desde a última sexta-feira…

    Julinho Fuzari destaca adesão de moradores de São Bernardo à coleta seletiva em início da implantação de ecoponto no Jordanópolis

    4 de maio de 2026

    Atleta de São Bernardo, conquista mais duas medalhas em campeonato de Jiu-Jítsu em Las Vegas

    1 de setembro de 2025

    Taka Yamauchi participa de visita da ministra Gleisi Hoffmann no Consórcio Intermunicipal

    10 de maio de 2025
    Siga-nos
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    • TikTok
    Últimas Notícias

    UBS de Mauá é revitalizada garante mais acessibilidade, conforto e qualidade no atendimento

    24 de junho de 2026

    Braskem realiza primeira edição de 2026 do Plastitroque no Parque São Rafael com parceria inédita da Ecolab

    23 de junho de 2026

    Diadema cria comissão intersetorial para acompanhar o Plano Municipal pela Primeira Infância

    23 de junho de 2026

    Com maior público da festa, Péricles agita terceira noite do Arraiá do Paço de São Bernardo

    22 de junho de 2026
    Últimas notícias

    UBS de Mauá é revitalizada garante mais acessibilidade, conforto e qualidade no atendimento

    24 de junho de 2026

    Braskem realiza primeira edição de 2026 do Plastitroque no Parque São Rafael com parceria inédita da Ecolab

    23 de junho de 2026

    Diadema cria comissão intersetorial para acompanhar o Plano Municipal pela Primeira Infância

    23 de junho de 2026
    Siga-nos
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    • TikTok
    © 2026 Sobre ABC. Desenvolvido por Tooncadilhos.
    • Notícias
    • Política
    • Esportes
    • Entretenimento
    • Vídeos
    • Contato

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.