Close Menu
    Últimas notícias

    Prefeitura retira 25 carros abandonados das ruas durante operação no Jardim Santo André

    25 de junho de 2026

    UBS de Mauá é revitalizada garante mais acessibilidade, conforto e qualidade no atendimento

    24 de junho de 2026

    Braskem realiza primeira edição de 2026 do Plastitroque no Parque São Rafael com parceria inédita da Ecolab

    23 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram TikTok
    Sobre ABC
    • Home
    • Notícias

      Prefeitura retira 25 carros abandonados das ruas durante operação no Jardim Santo André

      25 de junho de 2026

      Braskem realiza primeira edição de 2026 do Plastitroque no Parque São Rafael com parceria inédita da Ecolab

      23 de junho de 2026

      Diadema cria comissão intersetorial para acompanhar o Plano Municipal pela Primeira Infância

      23 de junho de 2026

      Em ação integrada, GCM Ambiental de São Bernardo resgata capivara na região do Rudge Ramos

      22 de junho de 2026

      Tarifa Zero em São Caetano passará a valer apenas para moradores da cidade

      19 de junho de 2026
    • Política

      Com raiz na periferia de São Bernardo, vereador Ivan Silva destaca ‘cepeamento’ da Vila Moraes e Cruzeiro do Sul para avanço de políticas habitacionais

      18 de junho de 2026

      Solicitação de Fuzari, revitalização da Prainha do Riacho será conquista para São Bernardo e ABC, prevista para fim de 2027

      2 de junho de 2026

      Em São Bernardo, vereador Julinho Fuzari celebra conquista de requalificação da Av. Robert Kennedy

      21 de maio de 2026

      Julinho Fuzari destaca adesão de moradores de São Bernardo à coleta seletiva em início da implantação de ecoponto no Jordanópolis

      4 de maio de 2026

      Ao lado de Marcelo Lima, Fran Silva celebra chegada de asfalto novo ao Jardim Satélite, região do Cooperativa

      4 de maio de 2026
    • Esportes

      Telão no centro de Diadema vai transmitir Brasil x Haiti, na sexta (19/6)

      18 de junho de 2026

      Prefeito Marcelo Oliveira recebe jovem mauaense que entrou com as seleções na Copa do Mundo

      18 de junho de 2026

      2º Trilhão de Ribeirão Pires reúne motociclistas e e-bikes em celebração ao Dia Municipal do Trilheiro

      18 de junho de 2026

      Toth Run reúne mais de mil participantes em Ribeirão Pires

      15 de junho de 2026

      Arena Chicão recebe rodada do Paulista de Basquete em primeiro grande teste

      12 de junho de 2026
    • Entretenimento

      Com maior público da festa, Péricles agita terceira noite do Arraiá do Paço de São Bernardo

      22 de junho de 2026

      Fogueira e show sertanejo embalam segunda noite do 3º Encontro de Motorhomes em Ribeirão Pires

      8 de junho de 2026

      Rock This Town transforma Ribeirão Pires em palco da cultura rockabilly

      24 de maio de 2026

      Parque da Juventude de Mauá recebe 2º Rock Fest neste sábado com entrada gratuita

      22 de maio de 2026

      Rockabilly e cultura vintage movimentam Ribeirão Pires no 4º Rock This Town neste fim de semana

      19 de maio de 2026
    • Saúde

      UBS de Mauá é revitalizada garante mais acessibilidade, conforto e qualidade no atendimento

      24 de junho de 2026

      Mauá aplica mais de 3,6 mil vacinas durante mobilização deste sábado

      22 de junho de 2026

      Hospital Nardini reúne equipes no 2º Arraial da Segurança do Paciente e fortalece cultura do cuidado seguro

      15 de junho de 2026

      Marcelo Oliveira celebra conquista regional com inauguração de base do SAMU em Rio Grande da Serra

      1 de junho de 2026

      Dia D de Vacinação imuniza mais de 7 mil pessoas*

      25 de maio de 2026
    • Contato
    Sobre ABC
    Início » GCM Ambiental de São Bernardo aplica R$ 27 mil em multas durante o período do defeso

    GCM Ambiental de São Bernardo aplica R$ 27 mil em multas durante o período do defeso

    RedaçãoPor Redação5 de março de 2026Nenhum comentário3 Mins Leitura
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Email
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Email

    A fiscalização realizada pela equipe Ambiental da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo durante o período de defeso resultou na apreensão de 32 tarrafas e 11 redes de pesca, que somaram 3.920 metros retirados dos mananciais da cidade. O balanço das ações, realizadas entre 1º de novembro e 28 de fevereiro de 2026, aponta 24 ocorrências registradas nas áreas da Bacia Billings e do Rio Grande, além da apreensão de duas embarcações utilizadas na atividade irregular.

    Em patrulhamento, cinco infratores foram autuados por descumprimento das normas ambientais vigentes no período de reprodução das espécies. As multas aplicadas totalizaram R$ 27.047,40, conforme as irregularidades constatadas pelas equipes da Guarda Ambiental.

    O subinspetor Martins, da Guarda Ambiental, explicou que o trabalho exige monitoramento constante nos mananciais. “Durante o defeso, nossas equipes intensificam o patrulhamento terrestre e náutico, porque sabemos que é justamente nesse período que alguns tentam realizar a pesca irregular. A retirada de redes e tarrafas evita a captura indiscriminada de peixes e ajuda a preservar o equilíbrio ambiental da represa”, afirmou.

    Durante as ações, aproximadamente 169 peixes vivos foram devolvidos ao habitat natural. Como a soltura precisa ser imediata em muitas ocorrências, nem sempre é possível fazer a contagem exata. O pescado encontrado já sem vida foi recolhido e descartado. O secretário adjunto de Segurança, Michel Rubio, destacou que o resultado do balanço também reflete o trabalho técnico e contínuo das equipes que atuam nos mananciais.

    “A fiscalização durante o defeso exige presença constante e conhecimento da região. Muitas vezes as equipes encontram redes e tarrafas abandonadas ou instaladas de forma irregular, e a retirada desse material ajuda a reduzir a pesca predatória justamente no período mais sensível para as espécies”, afirmou.

    DEFESO – O balanço apresentado refere-se ao período de defeso, intervalo em que a pesca é suspensa ou restrita para proteger a reprodução das espécies aquáticas, fase conhecida como piracema. Durante esse período, muitos peixes sobem rios e mananciais para se reproduzir, tornando-se mais vulneráveis à captura.

    O prefeito Marcelo Lima destacou que o balanço reforça a importância do trabalho de fiscalização ambiental realizado nos mananciais da cidade. “O resultado mostra que vale a pena investir em fiscalização e proteção ambiental. A Represa Billings e toda a região do Rio Grande são patrimônios naturais de São Bernardo e precisam ser preservados. Quando garantimos que os peixes tenham condições de se reproduzir, estamos protegendo não só o meio ambiente, mas também o futuro da cidade”, afirmou.

    O defeso é previsto na Lei Federal nº 11.959/2009, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca, e na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que considera infração pescar em período de proibição. As regras são definidas por normas federais que estabelecem os períodos e as áreas de restrição em cada bacia hidrográfica.

    Compartilhar. Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Email
    Redação
    Redação

    Notícia em tempo real e com credibilidade.

    Postagens Relacionadas

    Prefeitura retira 25 carros abandonados das ruas durante operação no Jardim Santo André

    25 de junho de 2026

    Braskem realiza primeira edição de 2026 do Plastitroque no Parque São Rafael com parceria inédita da Ecolab

    23 de junho de 2026

    Diadema cria comissão intersetorial para acompanhar o Plano Municipal pela Primeira Infância

    23 de junho de 2026
    Não perca

    Santo André dá início à construção do Parque Saúde Vila Linda

    Notícias 17 de abril de 2026

    Saúde e bem-estar são praticamente palavras sinônimas. No mínimo, podem estar correlacionadas. E é exatamente…

    Santo André dança com Turma do Pagode no segundo dia da Feira da Fraternidade

    12 de abril de 2026

    Carnaval em Ribeirão Pires

    11 de fevereiro de 2024

    ROMU de Ribeirão Pires apreende moto roubada e conduz dois indivíduos para Delegacia de Polícia

    24 de fevereiro de 2025
    Siga-nos
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    • TikTok
    Últimas Notícias

    Prefeitura retira 25 carros abandonados das ruas durante operação no Jardim Santo André

    25 de junho de 2026

    UBS de Mauá é revitalizada garante mais acessibilidade, conforto e qualidade no atendimento

    24 de junho de 2026

    Braskem realiza primeira edição de 2026 do Plastitroque no Parque São Rafael com parceria inédita da Ecolab

    23 de junho de 2026

    Diadema cria comissão intersetorial para acompanhar o Plano Municipal pela Primeira Infância

    23 de junho de 2026
    Últimas notícias

    Prefeitura retira 25 carros abandonados das ruas durante operação no Jardim Santo André

    25 de junho de 2026

    UBS de Mauá é revitalizada garante mais acessibilidade, conforto e qualidade no atendimento

    24 de junho de 2026

    Braskem realiza primeira edição de 2026 do Plastitroque no Parque São Rafael com parceria inédita da Ecolab

    23 de junho de 2026
    Siga-nos
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    • TikTok
    © 2026 Sobre ABC. Desenvolvido por Tooncadilhos.
    • Notícias
    • Política
    • Esportes
    • Entretenimento
    • Vídeos
    • Contato

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.