Close Menu
    Últimas notícias

    Prefeitura de Ribeirão Pires renova frota para coleta de resíduos com cinco novos caminhões

    10 de junho de 2026

    Mauá ganha nova sinalização turística para facilitar acesso aos principais atrativos da cidade

    10 de junho de 2026

    Polícia Militar prende traficante e captura procurado da justiça durante ação de Força Tática em Mauá

    10 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram TikTok
    Sobre ABC
    • Home
    • Notícias

      Prefeitura de Ribeirão Pires renova frota para coleta de resíduos com cinco novos caminhões

      10 de junho de 2026

      Mauá ganha nova sinalização turística para facilitar acesso aos principais atrativos da cidade

      10 de junho de 2026

      Polícia Militar prende traficante e captura procurado da justiça durante ação de Força Tática em Mauá

      10 de junho de 2026

      Procon Santo André realiza 2° mutirão de renegociação de dívidas

      8 de junho de 2026

      Financiamentos do BNDES para empresas de Santo André triplicam e chegam a R$ 152 milhões

      8 de junho de 2026
    • Política

      Solicitação de Fuzari, revitalização da Prainha do Riacho será conquista para São Bernardo e ABC, prevista para fim de 2027

      2 de junho de 2026

      Em São Bernardo, vereador Julinho Fuzari celebra conquista de requalificação da Av. Robert Kennedy

      21 de maio de 2026

      Julinho Fuzari destaca adesão de moradores de São Bernardo à coleta seletiva em início da implantação de ecoponto no Jordanópolis

      4 de maio de 2026

      Ao lado de Marcelo Lima, Fran Silva celebra chegada de asfalto novo ao Jardim Satélite, região do Cooperativa

      4 de maio de 2026

      Com foco em fortalecer potencial logístico de São Bernardo, vereador Ivan Silva trabalha por valorização de motoristas de caminhão

      1 de maio de 2026
    • Esportes

      Corre com a Gente Noturno acontece neste sábado (6/6), em Diadema

      4 de junho de 2026

      Invicta, equipe de São Bernardo conquista Copa Sudeste de handebol infantil

      3 de junho de 2026

      Copa do Brasil Feminina: STJD anula jogo entre Mauaense e Itacoatiara e determina nova partida

      24 de maio de 2026

      Atleta de Ribeirão Pires conquista 1º lugar em seletiva da Capital em atletismo Sub-14 no JEESP

      19 de maio de 2026

      Mestre Fernando Ripoli conquista bronze no Pan-Americano e coloca Ribeirão Pires entre os destaques do ParaTaekwondo nas Américas

      19 de maio de 2026
    • Entretenimento

      Fogueira e show sertanejo embalam segunda noite do 3º Encontro de Motorhomes em Ribeirão Pires

      8 de junho de 2026

      Rock This Town transforma Ribeirão Pires em palco da cultura rockabilly

      24 de maio de 2026

      Parque da Juventude de Mauá recebe 2º Rock Fest neste sábado com entrada gratuita

      22 de maio de 2026

      Rockabilly e cultura vintage movimentam Ribeirão Pires no 4º Rock This Town neste fim de semana

      19 de maio de 2026

      Curso de cinema para surdos abre inscrições em Santo André

      11 de maio de 2026
    • Saúde

      Marcelo Oliveira celebra conquista regional com inauguração de base do SAMU em Rio Grande da Serra

      1 de junho de 2026

      Dia D de Vacinação imuniza mais de 7 mil pessoas*

      25 de maio de 2026

      Oito UBSs de Diadema já disponibilizam contraceptivo de longa duração

      18 de maio de 2026

      Prefeitura de Ribeirão Pires leva vacinação contra Influenza para instituições de longa permanência

      6 de maio de 2026
    • Contato
    Sobre ABC
    Início » Com drive-thru no Paço, São Bernardo reforça políticas de sustentabilidade, e recebe centenas de produtos

    Com drive-thru no Paço, São Bernardo reforça políticas de sustentabilidade, e recebe centenas de produtos

    RedaçãoPor Redação18 de maio de 2026Nenhum comentário4 Mins Leitura
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Email
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Email

    Na ação realizada neste sábado, em parceria com associação e escola, foram entregues pela população TVs, lava-louças, celulares e laptops, entre outros materiais em desuso 

    A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, deu mais um passo concreto no fortalecimento das políticas de sustentabilidade e de cuidado com a cidade neste sábado (16/5), com a montagem de drive-thru no estacionamento do Paço Municipal para que moradores pudessem descartar de forma adequada eletroeletrônicos e eletrodomésticos em desuso. A ação, realizada em parceira com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e a escola Darwin Central School, recebeu centenas de produtos, com destaque para 15 TVs (tubo e planas), duas lava-louças, 21 celulares e oito laptops. Mas teve também rádios, micro-ondas, máquina de escrever, aquecedor a gás, impressoras, aspirador de pó, fritadeira elétrica, secador de cabelo, liquidificador, processador de alimentos, cabos, carregadores e pilhas.

    A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade, a economia circular e a correta destinação de resíduos sólidos, em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O descarte inadequado desses materiais representa risco ao meio ambiente e à saúde pública, em razão da presença de metais pesados e outros componentes potencialmente contaminantes. Ao promover essa campanha, a Prefeitura estimula a conscientização sobre a responsabilidade compartilhada entre poder público, setor produtivo e cidadãos.

    “A conscientização quanto ao descarte correto de materiais é essencial nas ações para cuidar do meio ambiente, e São Bernardo tem atuado muito no contexto da educação ambiental, tanto nas escolas quanto junto à população. Cuidar da cidade é uma responsabilidade de todos. A Prefeitura tem obrigação de estruturar políticas públicas e oferecer soluções, mas a participação dos moradores é fundamental para que possamos, de fato, alcançar resultados significantes”, frisou o prefeito Marcelo Lima. “São Bernardo conta com coleta seletiva em toda a cidade, mas ainda tem muita gente que descarta materiais recicláveis de maneira errada ou irregular, o que compromete o esforço da Prefeitura e daqueles que fazem da maneira correta.”

    REFERÊNCIA – A parceria da Prefeitura de São Bernardo com a Abree, na avaliação do secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Ronaldo Perrucci, é estratégica, pois “a entidade é referência na operacionalização da logística reversa de eletroeletrônicos” e garante que 100% dos materiais recebidos sejam encaminhados para reciclagem e tenham destinação ambientalmente adequada. A associação mantém mais de 7 mil pontos de recebimento no País, incluindo 61 já instalados em São Bernardo.

    “A realização da campanha no Paço Municipal confere visibilidade institucional à pauta ambiental e reafirma o protagonismo de São Bernardo na adoção de políticas públicas voltadas à proteção do meio ambiente. Demonstra que o cuidado com o meio ambiente se materializa em ações práticas e acessíveis, capazes de mobilizar a sociedade, reduzir impactos ambientais e consolidar uma agenda pública comprometida com a sustentabilidade e com a qualidade de vida da população”, destacou o secretário.

    BOAS PRÁTICAS – O envolvimento da escola amplia o alcance educativo da iniciativa. Por meio do projeto ‘O mundo que queremos depende daquilo que fazemos’, alunos do 5º ano participaram de atividades de sensibilização e foram mobilizados como agentes multiplicadores de boas práticas ambientais. Essa integração entre poder público, iniciativa privada e comunidade escolar evidencia que a formação de uma cultura de sustentabilidade depende da educação e da participação social.

    Moradoras no Riacho Grande, as irmãs Carla e Luma Cortegoso chegaram por volta de 12h ao drive-thru com o “carro lotado” de aparelhos em desuso que estavam guardados há anos na empresa da família, também no Riacho, porque não sabiam onde entregar nem queriam descartar incorretamente. Como dispunham de espaço para guardar, os materiais “foram ficando”, até que Luma soube pelas redes sobre o espaço montado no estacionamento do Paço para receber eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

    “Eram coisas da empresa que estavam há muito tempo lá, paradas. Então, estamos muito felizes em poder dar um destino correto para esses materiais. Trouxemos impressoras, teclados de computador, telefones antigos, computadores, micro-ondas. Olha, o carro está cheio, já nem lembro tudo que tem dentro. A gente nunca soube onde descartar, o que fazer com aquilo. E ainda temos um monte de tralha acumulada, que não cabia no carro, mas é bom saber que São Bernardo tem pontos fixos onde podemos entregar”, ressaltou Carla.

    Compartilhar. Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Email
    Redação
    Redação

    Notícia em tempo real e com credibilidade.

    Postagens Relacionadas

    Prefeitura de Ribeirão Pires renova frota para coleta de resíduos com cinco novos caminhões

    10 de junho de 2026

    Mauá ganha nova sinalização turística para facilitar acesso aos principais atrativos da cidade

    10 de junho de 2026

    Polícia Militar prende traficante e captura procurado da justiça durante ação de Força Tática em Mauá

    10 de junho de 2026
    Não perca

    Em Diadema, voluntários transformam rotina hospitalar com humor e acolhimento

    Notícias 22 de janeiro de 2026

    O ambiente hospitalar da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro, em Diadema, mensalmente recebe a…

    GCM prende homem após furto em comércio no Bairro Nova Gerty

    17 de janeiro de 2025

    Carnaval em Ribeirão Pires

    11 de fevereiro de 2024

    Lula confirma investimentos para o Grande ABC durante agenda em Mauá

    10 de fevereiro de 2026
    Siga-nos
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    • TikTok
    Últimas Notícias

    Prefeitura de Ribeirão Pires renova frota para coleta de resíduos com cinco novos caminhões

    10 de junho de 2026

    Mauá ganha nova sinalização turística para facilitar acesso aos principais atrativos da cidade

    10 de junho de 2026

    Polícia Militar prende traficante e captura procurado da justiça durante ação de Força Tática em Mauá

    10 de junho de 2026

    Procon Santo André realiza 2° mutirão de renegociação de dívidas

    8 de junho de 2026
    Últimas notícias

    Prefeitura de Ribeirão Pires renova frota para coleta de resíduos com cinco novos caminhões

    10 de junho de 2026

    Mauá ganha nova sinalização turística para facilitar acesso aos principais atrativos da cidade

    10 de junho de 2026

    Polícia Militar prende traficante e captura procurado da justiça durante ação de Força Tática em Mauá

    10 de junho de 2026
    Siga-nos
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    • TikTok
    © 2026 Sobre ABC. Desenvolvido por Tooncadilhos.
    • Notícias
    • Política
    • Esportes
    • Entretenimento
    • Vídeos
    • Contato

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.