Na manhã deste sábado (26/07), o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, acompanhado pela vice-prefeita Andréa Fontes, vereadores da cidade, o secretário de Saúde, Dr. Antônio Carlos, o secretário adjunto Gustavo Tomaz e a equipe do Hospital Municipal de Diadema (HMD), assinou a ordem de início das obras de ampliação da Observação III do hospital.
Localizada no térreo, a área passará de 4 para 20 leitos e ganhará toda a estrutura necessária para garantir conforto e dignidade a pacientes e acompanhantes, como poltronas adequadas, privacidade e mais espaço.
Além dos novos leitos, o pacote de intervenções inclui a ampliação da recepção, retrofit completo dos elevadores, requalificação do setor de Urgência e Emergência e a contratação de novos profissionais de saúde, medida que irá reforçar as equipes e garantir qualidade e agilidade no atendimento à população.
Ao todo, mais de 320 metros quadrados estão sendo adaptados para abrigar os novos leitos. Para viabilizar a obra, a antiga área do estacionamento foi fechada com tapumes, garantindo segurança para pacientes e funcionários durante as intervenções. A previsão é que tudo fique pronto em até 90 dias, com investimento estimado em R$ 650 mil.

“Estamos triplicando a capacidade da unidade com mais leitos, modernizando os elevadores, ampliando a recepção e requalificando os espaços. É um passo fundamental para garantir um atendimento mais digno, acolhedor e respeitoso. Já avançamos muito neste ano, com o fim das macas nos corredores, a redução de filas para exames e o restabelecimento da entrega de medicamentos. Mas essa obra é simbólica, porque marca uma virada de chave no Hospital Municipal, que por muito tempo foi sinônimo de problemas. Hoje, olhamos para ele com esperança e visão de futuro”, afirmou o prefeito Taka Yamauchi.
Saúde com mais estrutura e acolhimento
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Antônio Carlos, as obras fazem parte de um plano de modernização dos equipamentos e atendimento na rede municipal. “Estamos trabalhando para transformar a experiência das pessoas na saúde em Diadema. Ampliar os leitos, modernizar os equipamentos e reestruturar os espaços é garantir não só mais agilidade no atendimento, mas também mais humanidade, mais acolhimento. É esse o compromisso da gestão”, afirmou.
As melhorias na recepção garantirão mais conforto aos pacientes e acompanhantes, com mais espaço, ventilação e melhor organização do fluxo. Já o retrofit dos elevadores vai modernizar completamente os equipamentos, garantindo mais segurança e agilidade no transporte interno do hospital.
Emergência revitalizada
A Prefeitura também fará a requalificação do setor de Urgência/Emergência do HMD, que funciona 24 horas e atende, em média, 600 pessoas diariamente. Os móveis do posto de enfermagem serão substituídos, assim como armários e mesas, além da instalação de novos aparelhos de ar-condicionado e cortinas para garantir maior privacidade nos atendimentos.
Avanços já em seis meses
O secretário adjunto de Saúde, Gustavo Tomaz, destacou que a obra no hospital é parte de um processo mais amplo de transformação na saúde do município.
“Em apenas seis meses, conseguimos reduzir em 60% a fila de espera por exames e consultas especializadas. Também implantamos o modelo de livre demanda para exames como mamografia, raio-X, eletrocardiograma e exames laboratoriais, que agora podem ser feitos diretamente nas unidades de saúde, sem necessidade de agendamento. É uma mudança importante que garante mais agilidade e acesso à população”, afirmou.
Serviço:
- Hospital Municipal de Diadema (HMD)
- Avenida Piraporinha, 1.682 – Piraporinha