Cidades do “ABC” paulista passaram a integrar o programa “Município Mais Seguro”, iniciativa do governo federal voltada ao reforço da segurança. Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra formalizaram a adesão ao programa, lançado em outubro do ano passado.
O objetivo é estruturar e padronizar as ações nas cidades, fortalecendo a gestão local e a articulação com estados e União. A iniciativa amplia a atuação das guardas municipais no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), qualificando agentes e modernizando protocolos operacionais.
“Nós precisamos construir um padrão nacional para as guardas municipais que precisam ser profissionalizadas, valorizadas e instrumentalizadas, atuando integradas com as polícias militares, civis e demais forças do SUSP”, afirmou Mario Luiz Sarrubo, secretário nacional de segurança pública. O investimento previsto é de R$ 171 milhões em todo o país, sendo R$ 5 milhões destinados à Grande São Paulo.
Segundo Filipe Brandão, de Santo André, os recursos serão aplicados principalmente em treinamento e estrutura das guardas. Marcelo Lima, presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, destacou que os equipamentos e capacitação beneficiam os profissionais que atuam nas ruas: “Isso é motivo de muito orgulho e gratidão. O ABC paulista precisa desse apoio.”
